Explorando horizontes

percepções dos concluintes sobre o mundo do trabalho, a instituição e seus objetivos futuros

Autores

  • Bernardo Almeida Rocha Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) https://orcid.org/0000-0002-9772-5627
  • Luiz Célio Souza Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Raiane Sousa Lopes Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.587

Palavras-chave:

IFNMG, Egressos, Mercado de Trabalho, Ensino Superior, Educação Tecnológica

Resumo

Este estudo visa a compreender as percepções dos concluintes dos anos de 2022 e 2023 dos cursos de Bacharelado em Engenharia Agronômica, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais do IFNMG - campus Almenara sobre o mundo do trabalho, a instituição e seus objetivos futuros. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e descritivos, utilizando o método de survey. O questionário continha quatro blocos (perfil dos respondentes, situação profissional, avaliação da instituição/curso e avaliação pessoal) e foi disponibilizado aos concluintes via Google Forms. Essa pesquisa tem caráter censitário, pois buscou investigar todos os estudantes concluintes nos anos de 2022 e 2023. Como resultados, registra-se que os respondentes são majoritariamente pardos, de baixa renda, residentes próximos à instituição e desejam sair da cidade após a conclusão do curso. Os respondentes de mais baixa renda do turno noturno são estudantes-trabalhadores, sendo que a grande recorrência de reprovações evidencia que a formação básica dos estudantes pode ter sido deficiente. Apesar das dificuldades, os alunos sentem-se bem preparados para o mercado de trabalho e avaliam positivamente a instituição. Conclui-se que a situação socioeconômica é um parâmetro decisivo para o acesso, o desempenho e a permanência dos estudantes na instituição, sendo que a ausência de boas oportunidades profissionais na região colabora para a migração da mão de obra qualificada para os grandes centros. Isso deixa claro que ações de permanência e êxito que englobem auxílios financeiros são fundamentais para a formação em nível superior para pessoas de baixa renda, principalmente em regiões com baixo dinamismo econômico. Além disso, a questão do preparo do docente para enfrentar os desafios impostos por essa situação também é algo bastante relevante e de fundamental importância para o acesso, desempenho e permanência dos estudantes. É importante ressaltar que as questões de permanência e êxito estudantil são complexas, heterogêneas e multifacetadas.

Biografia do Autor

Bernardo Almeida Rocha, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Graduando em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - campus Almenara (2023). Membro do Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico-raciais (Unimontes CNPq/2022-Atual); Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão Afro-brasileiros Indígenas (NEABI UFOP/2023-Atual) e do Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados (IFNMG CNPq/2023-Atual). Principais temas de interesse: empreendedorismo e inovação, ergonomia, relações de trabalho, diversidade e inclusão, discriminações étnico-raciais, racismo, educação e políticas públicas sociais.

Luiz Célio Souza Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2017). Atualmente é Professor, em regime de Dedicação Exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Câmpus Almenara e Pesquisador Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Engenharias de Produção e de Transportes. Foi bolsista da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Programa Cátedras Brasil (2020-2021). É pesquisador líder do Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados do IFNMG. Tem experiência acadêmica na área de Engenharia de Produção e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento experimental, otimização, análise de viabilidade e finanças e análise econômica de projetos de energia renovável.

Raiane Sousa Lopes, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara

Downloads

Publicado

21.01.2025

Como Citar

ALMEIDA ROCHA, Bernardo; SOUZA ROCHA, Luiz Célio; LOPES, Raiane Sousa. Explorando horizontes: percepções dos concluintes sobre o mundo do trabalho, a instituição e seus objetivos futuros. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 97–117, 2025. DOI: 10.46636/recital.v6i2.587. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/587. Acesso em: 22 jan. 2025.
Share |

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.