O podcast no ensino de ciências da natureza:

uma revisão bibliográfica no Brasil e em Portugal

Autores

  • Lucca Correa Viana de Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.193

Palavras-chave:

Podcast, Ciências Naturais, Educação, Ferramentas Educacionais, Ensino Informal.

Resumo

Com o avanço da tecnologia, uma grande disseminação de conteúdo e novas formas de se obter informação emergem. Dessas formas de consumo de informações, é possível citar os podcasts, arquivos de áudio obtidos pela internet que podem ter diferentes temas e durações e serem consumidos em diferentes espaços e aparelhos. Os podcasts, devido a suas características, podem funcionar como uma ferramenta de fixação dos conteúdos e divulgação didática e científica, sendo um complemento no aprendizado discente. Este trabalho tem objetivo de avaliar o potencial do podcast para fins educacionais, seja no ensino básico ou no ensino superior, com enfoque em disciplinas das ciências naturais no Brasil e em Portugal. O levantamento bibliográfico foi realizado em 4 plataformas de pesquisa de dados científicos (Science Direct; SciELO; Google Acadêmico; Periódicos CAPES), por meio de palavras-chave pertinentes. Com os resultados obtidos, observou-se que podcasts ainda são muito incipientes no âmbito escolar nos dois países, dada a pouca quantidade de trabalhos - de acordo com os critérios dessa pesquisa - realizados tratando o assunto. Porém, pode-se afirmar que o podcast tem potencial de ser um instrumento muito enriquecedor para a prática educacional, devido à grande aprovação observada nos trabalhos avaliados.

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Publicado

26.05.2022

Como Citar

OLIVEIRA, Lucca Correa Viana de. O podcast no ensino de ciências da natureza: : uma revisão bibliográfica no Brasil e em Portugal. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 188–200, 2022. DOI: 10.46636/recital.v4i1.193. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/193. Acesso em: 17 dez. 2024.
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