O CLOZE E O BENDER (B-SPG) COMO PROPOSTAS DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO PSICOEDUCACIONAL

Autores

  • Thatiana Helena Lima Universidade Federal da Bahia
  • Amanda Lays Monteiro Inácio Universidade Estadual Paulista
  • Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno Universidade Federal do Maranhão
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco
  • Fabián Javier Marín Rueda Universidade São Francisco
  • Adriana Satico Ferraz

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v5i3.471

Palavras-chave:

Avaliação Psicológica, Educação Básica, Habilidades Linguísticas

Resumo

Pesquisadores dos campos da Psicologia e da Educação têm se desdobrado no desenvolvimento de técnicas e instrumentos de mensuração para processos avaliativos, cujos resultados fomentam a proposição e o monitoramento de programas interventivos para aplicação no contexto educacional. Considerando as necessidades educacionais na educação básica, o presente ensaio levantou e discutiu as possibilidades de emprego de dois desses recursos de modo a auxiliarem o entendimento sobre o funcionamento da compreensão de leitura, por meio do procedimento Cloze, e da maturidade perceptomotora, a partir do Bender-SPG. Apresentou-se ainda uma descrição associada à compreensão de leitura por ser essencial para a aquisição do conhecimento, em especial, no ensino fundamental, com ênfase para os resultados de estudos que utilizaram o procedimento Cloze como artifício na avaliação da compreensão textual. Outro alvo de reflexões foi o uso do Bender-SPG para aquilatar a maturidade perceptomotora, sobretudo nos anos escolares iniciais. Por fim, problematizações são expostas, como a deficiência de estudos empíricos dos dois construtos, que possibilitem mais evidências de suas contribuições, também a consideração da condição social a qual se insere o avaliando, assim como a importância do trabalho multidisciplinar na escola, de modo a fomentar implicações psicoeducacionais.

Downloads

Publicado

06.03.2024

Como Citar

LIMA, Thatiana Helena; INÁCIO, Amanda Lays Monteiro; JESUÍNO, Ana Deyvis Santos Araújo; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; RUEDA, Fabián Javier Marín; FERRAZ, Adriana Satico. O CLOZE E O BENDER (B-SPG) COMO PROPOSTAS DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO PSICOEDUCACIONAL. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 92–104, 2024. DOI: 10.46636/recital.v5i3.471. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/471. Acesso em: 16 out. 2024.
Share |

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.