INSTRUMENTOS DE RASTREIO NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v5i3.488

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil., Rendimento escolar, Dificuldades de aprendizagem, Maturidade perceptomotora, inteligência não verbal

Resumo

Instrumentos que apresentam baixo custo e facilidades no processo de aplicação e correção são ferramentas úteis para serem utilizadas no processo de avaliação psicológica clínica e/ou escolar infantil. Assim, objetivou-se buscar evidências de validade preditiva para as versões de rastreio do Desenho da Figura Humana e do Teste Gestáltico Visomotor de Bender – Sistema de Pontuação Gradual por meio do Teste de Desempenho Escolar. Participaram do estudo 231 crianças com idades entre 6 e 10 anos, regularmente matriculadas entre o 1º e o 5º ano. Os resultados apresentaram correlações significativas entre as versões de rastreio e as tarefas de leitura, escrita e matemática, bem como indicaram ser capazes de predizer e diferenciar o desempenho de crianças que estão no início da alfabetização ou finalizando o Ensino Fundamental I. Assim, o uso das medidas aqui focalizadas é promissor para a compreensão de quais funções cognitivas e habilidades escolares estão dificultando o progresso de aprendizagem dos alunos.

Downloads

Publicado

06.03.2024

Como Citar

OTONI, Fernanda; PORTO NORONHA, Ana Paula; LUCA, Luana. INSTRUMENTOS DE RASTREIO NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR INFANTIL. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 157–173, 2024. DOI: 10.46636/recital.v5i3.488. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/488. Acesso em: 16 out. 2024.
Share |

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.