Integração da Inteligência Artificial na área de ciências:
relações entre formação docente e práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.623Palavras-chave:
Educação, Ensino de Ciências, Tecnologias DigitaisResumo
Nos últimos anos, o uso da Inteligência Artificial (IA) expandiu-se no cotidiano, possibilitando avanços tecnológicos e promovendo mudanças no âmbito educacional. Nesse sentido, o emprego da IA é capaz de potencializar os processos de ensino e de aprendizagem. No entanto, seu uso também reverbera em riscos. Nesse contexto, a formação docente é fundamental para o emprego da IA em sala de aula. A partir disso, pretendemos responder: quais os indícios da integração da IA na área de Ciências e suas relações entre Formação Docente e Práticas Pedagógicas? Esta pesquisa caracteriza-se como um estado do conhecimento a partir das Teses e Dissertações encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Google Acadêmico (GA). Para tanto, o corpus textual foi composto por oito publicações, analisadas mediante a Análise de Conteúdo (AC). Assim, extraímos 12 unidades de registro (UR), originando 12 indicadores agrupados em cinco subcategorias e, duas categorias: Definições e Aplicações da Inteligência Artificial na área de Ciências: Formação Docente para a promoção de Práticas Pedagógicas Inovadoras; Riscos, Potencialidades e Desafios no uso de Softwares que utilizam Inteligência Artificial. Esta pesquisa nos permitiu compreender que o emprego das tecnologias de IA na área de Ciências apresenta potencialidades e riscos. Assim, depreendemos que isso repercuta nas práticas pedagógicas futuras dos professores da área de Ciências em formação inicial, de modo em que eles estejam aptos para atuar na Era da IA.
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