Análise na incorporação de pó de Eucalyptus cloeziana como agregado e redução de cimento em bloquetes
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.626Palavras-chave:
Economia circular, Concreto sustentável, Resistência mecânicaResumo
A síntese de concretos ecológicos à luz da Economia Circular contribui significativamente para redução da emissão de na atmosfera. Neste trabalho, propomos sintetizar concretos com base na redução de 10% e 20% de cimento usual a partir da adição, em mesmo percentual, de um agregado orgânico na forma de pó de serragem da espécie Eucalyptus cloeziana. Confeccionamos corpos de provas para testes comparativos com relação ao aumento de resistência mecânica e eficiência frente ao traço de bloquetes à base de cimentos usuais. Confrontamos a resistência mecânica desses materiais parcialmente ecológicos e analisamos os seus limites em bloquetes para utilidade em restritas pavimentações públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo de Castro Lima, Camila Alves Medeiros, Hemerson Barbosa da Silva, Mariah Eduarda Viana Andrade, Ana Julia Santos Ferreira Campos, Deividy Chaves da Silva, Elias Bertulino Souza, Sebastião Rafael Netto , Jardel Reis Hedia, Geraldo Corrêa Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.