Produção de mudas de alface cv. “Stella-Manteiga” em diferentes combinações de substratos e recipientes alternativos
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v2i3.131Palavras-chave:
Lactuca sativa L., Hortaliça, Substratos orgânicos , Recipientes recicláveisResumo
O artigo apresenta um relato de experiência de estudantes do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Almenara sobre o projeto de pesquisa realizado no próprio campus. A utilização de substratos e recipientes alternativos, renováveis, de fácil aquisição e com baixo custo possibilita aos agricultores da região do Baixo Jequitinhonha a produzirem mudas de alface de uma forma economicamente viável e mais sustentável para o sistema de produção agrícola. O objetivo do projeto foi avaliar o efeito de recipientes alternativos e diferentes composições de substratos na produção de mudas de alface cv. “Stella-Manteiga”. Foram testados dois tipos de recipientes alternativos: ½ caixa de leite, com a capacidade de 400 ml e copos descartáveis, com a capacidade de 100 ml; preenchidos com 10 diferentes substratos orgânicos. Os resultados do experimento mostraram que as mudas de alface cv. “Stella-manteiga” obtiveram melhores resultados na produção de massa seca da parte aérea (MSPA) quando cultivados em substratos contendo solo + esterco bovino (T2) ou solo + esterco bovino + fibra de coco (T6) em recipiente de caixa de leite.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Iraiane Oliveira Rodrigues, Poliana Soares Xavier, Ana Luiza Nonato Santos, José Maria Gomes Neves, Edimilson Alves Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.