Da matemática à educação matemática

memórias da educadora Marger Ventura Viana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.511

Palavras-chave:

Educação Matemática, História da Educação Matemática, Marger da Conceição Ventura Viana

Resumo

O objetivo deste texto é compartilhar a história da Profa. Dra. Marger da Conceição Ventura Viana, com foco em suas experiências ao longo de sua carreira. A Profa. Dra. Marger da Conceição Ventura Viana é professora titular aposentada no Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente, atua como docente colaboradora/voluntária no Mestrado em Educação Matemática na mesma instituição. Sua jornada acadêmica teve início em 1968, quando concluiu o Curso de Magistério no Colégio Estadual Odilon Behrens, em Guanhães, sua cidade natal, no interior do Estado de Minas Gerais (MG). Posteriormente, em 1978, estudou Licenciatura em Matemática na UniBH, antiga FAFI-BH. Em 1978, cursou o Mestrado em Matemática na Universidade de Brasília (UnB) e, posteriormente, defendeu o doutorado em Ciências Pedagógicas no Instituto Central de Ciencias Pedagógicas. A citada pesquisadora, tem participação ativa em Educação Matemática, profere palestras em diversos contextos, revisa artigos para as principais revistas da área e atua como membro do Comitê Latinoamericano de Matemática Educativa. Além disso, participa dos principais eventos da área. Suas vivências representam importantes contribuições ao campo da Educação Matemática, tanto local, regional quanto global.

Biografia do Autor

José Fernandes da Silva, IFMG

Pós-Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP com investigações voltadas à formação de professores. Doutor em Educação Matemática pela UNIAN/SP, na Linha de Pesquisa Formação de professores que ensinam Matemática - Realizou estágio doutoral na Facultad de Formación del Profesorado del Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y la Matemática da Universidad de Barcelona - UB - Espanha (2014/2015) - sendo bolsista CAPES/PDSE. Foi bolsista no Programa de Formação Doutoral Docente - Prodoutoral/Capes. . Possui graduação em Matemática pela - UNIMONTES (2002). Graduação em Pedagogia pela - UNICSUL (2017). Especialização em Ensino Superior pela - UCAM (2003). Mestrado em Educação pela - UNINCOR, (2011). Atuou como docente em escolas públicas e privadas do Estado de Minas Gerais de 2000 a 2009. Atualmente é Professor efetivo no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, onde coordenou o Curso de Licenciatura em Matemática de 2010 a 2014. Coordenou ações do Projeto Rondon, em 2011 e 2012, nos estados de RN e AP. Foi coordenador adjunto, no IFMG, do Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCENCIA/CAPES - 2011 a 2013. Atuou como coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Atuou como Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica de 2018 a 2024. Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Professor credenciado no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFMG) e colaborador no Mestrado Acadêmico em Educação Matemática (UFOP). É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e do Comitê Latino Americano de Matemática Educativa - CLAME.

Rafael Oliveira Castro, IFMG

Licenciado em Matemática – Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista (SIFMG/SJE). São João Evangelista, MG

Davidson Paulo Azevedo Oliveira, CEFET MG

Doutor em Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Downloads

Publicado

26.05.2025

Como Citar

SILVA, José Fernandes da; OLIVEIRA CASTRO, Rafael; OLIVEIRA, Davidson Paulo Azevedo. Da matemática à educação matemática: memórias da educadora Marger Ventura Viana. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 23–35, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i1.511. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/511. Acesso em: 26 jun. 2025.
Share |