Guia informativo audiovisual sobre o ingresso no Ensino Médio Integrado do IFNMG pelo sistema de reserva de vagas (cotas)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i3.774

Palavras-chave:

Produto educacional, Cotas, Ensino Médio integrado

Resumo

Este artigo apresenta o produto educacional desenvolvido a partir dos resultados de uma pesquisa realizada no
âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que consiste num guia
informativo audiovisual sobre o ingresso nos cursos integrados do IFNMG, por meio do sistema de reserva de
vagas (cotas). A pesquisa teve como objetivo geral compreender o cenário em torno do alto número de
candidatos desclassificados na etapa de comprovação documental do processo seletivo para o Ensino Médio
integrado do IFNMG, na modalidade de reserva de vagas (cotas). Entre os objetivos específicos, incluiu-se a
elaboração do produto educacional em questão, destinado a orientar candidatos e seus familiares na etapa de
comprovação documental. A partir da análise bibliográfica, documental e das entrevistas realizadas na pesquisa
de mestrado, foi possível elaborar, aplicar e avaliar o produto educacional. O material foi bem avaliado por
estudantes do IFNMG/Campus Januária em vários aspectos, como alcance, clareza, formatação dos vídeos,
dentre outros. Além de orientar sobre cada tipo de cota, sobre os documentos necessários e seu preenchimento,
o Guia informativo buscou esclarecer e ratificar as cotas. Especificamente, objetiva-se relatar o processo de
construção do produto educacional, incluindo sua avaliação e encaminhamento para divulgação e aplicação na
instituição pesquisada, como um direito e não um favor.

Biografia do Autor

Edilson de Oliveira Magalhães, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui graduação em PEDAGOGIA pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (1999), Especialização em Metodologia de Ensino pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU. MESTRADO em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG. Desenvolveu diversos projetos educacionais ao longo da carreira na educação, com destaque em Ensino e Aprendizagem, bem com de incentivo ao desenvolvimento de talentos através de Festivais de Música para Estudantes. Participou da organização de Projetos de Cursos Superiores no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais Campus Januária, onde também foi pesquisador institucional por sete anos. Foi membro efetivo por dois mandatos da Câmara de Ensino Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais onde analisava, discutia, dava parecer e contribua com a aprovação de novos projetos na área educacional. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e o seu principal interesse é pesquisar sobre as políticas públicas para a educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

Iza Manuella Aires Cotrim-Guimarães, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professora Titular do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Graduada em Pedagogia pela Unimontes. Doutora em Educação pela UFMG. É Mestre em Saúde Pública com ênfase na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Tem formação pedagógica pelas Universidades de ciências aplicadas de Tampere e de Häme, ambas na Finlândia. Atualmente é professora no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no IFNMG - Campus Montes Claros e nos cursos de Licenciatura do IFNMG, campus Januária, onde já atuou como Coordenadora Institucional e Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais no Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência - Pibid. Também atuou como Diretora do Departamento de Ensino Técnico no IFNMG/Campus Januária e como coordenadora dos cursos de Formação de professores (Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Matemática).

Wanderson Pereira Araújo, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Graduado em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas do Vale do São Francisco. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Doutor em Educação na linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG/Campus Januária. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marx, Trabalho e Educação - GEPMTE (UFMG), Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Docência e Diversidade - GEPEDD (IFNMG), Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Memória - GEPETEM (IFNMG). Professor no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT, macroprojetos: Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT; Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT e Práticas Educativas no Currículo Integrado. Dedica-se aos estudos sobre o trabalho como centralidade ontológica do ser social, a política de Educação Profissional e Tecnológica dos trabalhadores, emancipação humana na perspectiva marxiana, raça, classe e sexualidade.

Downloads

Publicado

08.02.2026

Como Citar

MAGALHÃES, Edilson de Oliveira; COTRIM-GUIMARÃES, Iza Manuella Aires; ARAÚJO, Wanderson Pereira. Guia informativo audiovisual sobre o ingresso no Ensino Médio Integrado do IFNMG pelo sistema de reserva de vagas (cotas). Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 142–154, 2026. DOI: 10.46636/recital.v7i3.774. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/774. Acesso em: 13 fev. 2026.
Share |