O êxito escolar em famílias de baixa renda

compreendendo o processo de escolarização de longa duração de duas professoras universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.408

Palavras-chave:

Percursos Escolares Atípicos, Sucesso Escolar, Educação em famílias de baixa renda

Resumo

Este trabalho é constituído de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa empírica exploratória, que contou com a participação de duas professoras da Universidade Estadual de Montes Claros, oriundas de famílias de baixa renda e que conseguiram percorrer uma trajetória escolar de longa duração. O intuito deste trabalho foi entender de que forma as entrevistadas conseguiram romper com os determinismos sociais impostos a esse perfil socioeconômico, consolidando o projeto de escolarização atípico. Como técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, em virtude de sua flexibilidade e possibilidade de adaptação. Os dados foram discutidos à luz do referencial teórico, de autores como Bourdieu (2005), Lahire (1997), Pereira (2005) e Thin (2006), que realizaram estudos semelhantes no campo da Sociologia da Educação. Devido à natureza das informações obtidas, a análise dos dados coletados foi exclusivamente qualitativa. Por meio do estudo, percebeu-se que o apoio e investimento familiar foram significativos no sucesso escolar e na consolidação do projeto de escolarização dos sujeitos. Além disso, a motivação pessoal foi outro fator que surgiu. Diante das estatísticas recentes sobre a educação brasileira que demonstram elevado índice de fracasso escolar, o estudo demonstra que o investimento em educação pode transformar a realidade cultural e socioeconômica das pessoas em situação semelhante à das entrevistadas no estudo.

Biografia do Autor

Patrícia de Jesus Oliva, Universidade Estadual de Montes Claros

Foi bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni), onde cursou o bacharelado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI) (2005-2008). Posteriormente, graduou-se Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) (2013-2017). Na ocasião, participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em dois subprojetos: "Pedagogia/Montes Claros" (2015), voltado à formação docente, onde desenvolvia atividades relacionadas ao conteúdo de Ciências Naturais nas séries iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas estaduais de Montes Claros, e "Articulação entre teoria e prática docente através da pesquisa, na formação de professores - Letras Português" (2016-2017), também voltado à formação docente. Entretanto, as atividades desenvolvidas ocorriam em espaços diversificados, dentre eles uma escola estadual de Montes Claros, onde o foco do projeto era o letramento digital de alunos das séries finais do Ensino Fundamental; na brinquedoteca do Hospital Universitário Clemente de Faria se desenvolvia trabalhos de gamificação com as crianças que frequentavam o espaço e no Núcleo Educar (CCH - Unimontes) participava de oficinas de gamificação e de criação de histórias na web, além de cursos relacionados ao uso de tecnologias da comunicação e informação na Educação. É especialista em Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica e Educação Especial e Inclusiva. Tem experiência profissional em docência na Educação Básica e em tutoria na Educação a Distância, em curso técnico de alimentação escolar do Programa Proguncionários, do Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia e do Norte de Minas Gerais (IFNMG) (2013-2015). Atualmente cursa especialização em Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Alfabetização e Multiletramentos (Unimontes).

Rafael Baioni do Nascimento, Universidade Estadual de Montes Claros

Psicólogo e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio pós-doutoral na área de estudos de gênero e movimentos sociais pela Freie Universität Berlin. É professor do Departamento de Educação e dos programas de pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Fundador e membro do (In)Serto - Núcleo pela diversidade sexual e de gênero, projeto ligado à Pró-reitoria de Extensão da Unimontes. Pesquisador membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Gênero e Violência (GEPEG - Unimontes). Atua principalmente nas áreas: psicologia da educação, aconselhamento psicológico e estudos de gênero. Seus interesses de pesquisa são: formação do indivíduo, arte e educação, gênero e diversidade, teoria crítica e preconceito.

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Publicado

26.05.2025

Como Citar

OLIVA, Patrícia de Jesus; NASCIMENTO, Rafael Baioni do. O êxito escolar em famílias de baixa renda: compreendendo o processo de escolarização de longa duração de duas professoras universitárias. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–22, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i1.408. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/408. Acesso em: 26 jun. 2025.
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