O êxito escolar em famílias de baixa renda
compreendendo o processo de escolarização de longa duração de duas professoras universitárias
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.408Palavras-chave:
Percursos Escolares Atípicos, Sucesso Escolar, Educação em famílias de baixa rendaResumo
Este trabalho é constituído de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa empírica exploratória, que contou com a participação de duas professoras da Universidade Estadual de Montes Claros, oriundas de famílias de baixa renda e que conseguiram percorrer uma trajetória escolar de longa duração. O intuito deste trabalho foi entender de que forma as entrevistadas conseguiram romper com os determinismos sociais impostos a esse perfil socioeconômico, consolidando o projeto de escolarização atípico. Como técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, em virtude de sua flexibilidade e possibilidade de adaptação. Os dados foram discutidos à luz do referencial teórico, de autores como Bourdieu (2005), Lahire (1997), Pereira (2005) e Thin (2006), que realizaram estudos semelhantes no campo da Sociologia da Educação. Devido à natureza das informações obtidas, a análise dos dados coletados foi exclusivamente qualitativa. Por meio do estudo, percebeu-se que o apoio e investimento familiar foram significativos no sucesso escolar e na consolidação do projeto de escolarização dos sujeitos. Além disso, a motivação pessoal foi outro fator que surgiu. Diante das estatísticas recentes sobre a educação brasileira que demonstram elevado índice de fracasso escolar, o estudo demonstra que o investimento em educação pode transformar a realidade cultural e socioeconômica das pessoas em situação semelhante à das entrevistadas no estudo.
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