Ações educativas e produção de material didático sobre Parasitologia em uma escola pública do município de Salinas-MG

Autores

  • Maria Paula Machado Silva IOC/Fiocruz
  • Jaciely Soares da Silva IFNMG/SALINAS
  • Filipe Vieira Santos de Abreu IFNMG/Salinas

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.463

Palavras-chave:

Aprendizagem. Coleção biológica. Ensino de parasitologia.

Resumo

A parasitologia investiga as interações entre parasitos e seus hospedeiros, incluindo as doenças que causam, como esquistossomose, ascaridíase, doença de Chagas e dengue, que continuam a impactar a saúde pública, especialmente no estado de Minas Gerais (MG). Fatores como a falta de saneamento e o desconhecimento sobre prevenção contribuem para a disseminação dessas doenças, afetando principalmente populações de baixa renda. Diante desse cenário,  o ensino de parasitologia nas escolas é fundamental para conscientização e prevenção entre estudantes, embora desafios como os métodos tradicionais e a falta de materiais dificultem esse processo. Nessa perspectiva,  este artigo objetiva apresentar parte de uma pesquisa realizada em 2021 e 2022 que resultou na confecção e doação de uma coleção biológica para uma escola da rede estadual presente no município de Salinas/MG. As análises realizadas demonstraram um aumento no envolvimento e na curiosidade dos estudantes durante as aulas, e o recurso pedagógico possibilitou ampliar o processo de ensino sobre doenças parasitárias na escola.

Biografia do Autor

Maria Paula Machado Silva, IOC/Fiocruz

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - campus Salinas. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária pelo IOC/Fiocruz, trabalhando com tripanosomatídeos de primatas não-humanos. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Apresenta interesse e experiências nas áreas de parasitologia, conservação animal, educação ambiental, educação em saúde, e ensino de ciências/biologia.

Jaciely Soares da Silva, IFNMG/SALINAS

IFNMG/SALINAS

Filipe Vieira Santos de Abreu, IFNMG/Salinas

Licenciado em Ciências Biológicas e Mestre Parasitologia, com ênfase em Entomologia, ambos pela UFMG. Doutor em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ), com período de doutorado sanduíche no Institut Pasteur de Paris com bolsa Capes-Cofecub. Atuou na área de ecologia química e comportamental de Aedes aegypti, e no desenvolvimento de armadilhas para coleta de vetores. Teve experiência nas áreas de zoologia, bioespeleologia, ecologia de vetores e diagnóstico molecular. É professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Salinas. Atualmente trabalha com zoonoses transmitidas entre mosquitos e primatas-não-humanos na perspectiva da saúde única, especialmente com o estudo de febre amarela e sua epidemiologia, e da malária de origem simiana.

Downloads

Publicado

21.01.2025

Como Citar

SILVA, Maria Paula Machado; SILVA, Jaciely Soares da; ABREU, Filipe Vieira Santos de. Ações educativas e produção de material didático sobre Parasitologia em uma escola pública do município de Salinas-MG. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 159–174, 2025. DOI: 10.46636/recital.v6i2.463. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/463. Acesso em: 22 jan. 2025.
Share |

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.