ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
MAPEAMENTO E RELAÇÕES COM VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v5i3.480Palavras-chave:
Estratégias cognitivas, Metacognição, Ensino PúblicoResumo
A relevância de conhecer as estratégias de aprendizagem de estudantes é consenso na literatura. Objetivou-se neste estudo identificar as estratégias de aprendizagem empregadas por Escolares da Educação Básica e examinar diferenças quanto ao gênero, ano escolar e extremos de idade. Participaram 168 alunos de instituições de ensino público. A Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental foi usada na coleta de dados. A subescala ‘Estratégias Metacognitivas’ foi a que apresentou a maior média e ‘Estratégias Cognitivas’, a menor. As pontuações do gênero feminino foram mais altas do que as do gênero masculino, em quase todas as medidas. Alunos mais avançados no ano escolar e mais velhos obtiveram uma média significativamente menor em ‘Ausência de Estratégias Metacognitivas Disfuncionais’ do que aqueles do início do curso e mais novos. Os estudantes mais velhos exibiram uma média significativamente superior aos demais em ‘Estratégias Metacognitivas’. Destacam-se as implicações psicoeducacionais dos dados.
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