QUESTIONÁRIO DE LEVANTAMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA TREINOS COGNITIVOS
DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONTEÚDO
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v5i3.487Palavras-chave:
treinamento cognitivo, memória de trabalho, crianças, estratégiasResumo
Treinos cognitivos têm ganhado cada vez mais atenção no cenário científico mundial. Embora promissor, o uso espontâneo de estratégias durante treinos para memória de trabalho em crianças é pouco investigado. Há poucos instrumentos criados para a investigação do uso de estratégias. O objetivo do presente trabalho foi apresentar os estudos de análise de juízes e de inteligibilidade com o público-alvo do Questionário de Levantamento de Estratégias para Treinos Cognitivos. No estudo de análise de juízes, o objetivo foi verificar pertinência, clareza e relevância dos itens elaborados. Cinco profissionais do sexo feminino, com experiência em avaliação psicológica, desenvolvimento humano, Terapia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia, com 12,2 anos de experiência, em média, responderam a um formulário online contendo os itens. Já no segundo estudo, pretendeu-se verificar a inteligibilidade dos itens do questionário com o público-alvo. Os itens foram apresentados a 10 crianças de 7 a 10 anos. Os resultados indicaram coeficientes de validade de conteúdo adequados para quase todos os itens. Os resultados do segundo estudo sugerem uma compreensão adequada dos itens pela maioria das crianças. Portanto, o instrumento apresenta evidências satisfatórias iniciais de propriedades psicométricas, ainda que outros estudos sejam necessários.
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