QUESTIONÁRIO DE LEVANTAMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA TREINOS COGNITIVOS

DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONTEÚDO

Autores

  • Drielle Barbosa-Pereira UFMG
  • Isabella Nunes Rabelo UFMG
  • Isabella Ferreira Pinheiro UFMG
  • Marcela Mansur-Alves UFMG

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v5i3.487

Palavras-chave:

treinamento cognitivo, memória de trabalho, crianças, estratégias

Resumo

Treinos cognitivos têm ganhado cada vez mais atenção no cenário científico mundial. Embora promissor, o uso espontâneo de estratégias durante treinos para memória de trabalho em crianças é pouco investigado. Há poucos instrumentos criados para a investigação do uso de estratégias. O objetivo do presente trabalho foi apresentar os estudos de análise de juízes e de inteligibilidade com o público-alvo do Questionário de Levantamento de Estratégias para Treinos Cognitivos. No estudo de análise de juízes, o objetivo foi verificar pertinência, clareza e relevância dos itens elaborados. Cinco profissionais do sexo feminino, com experiência em avaliação psicológica, desenvolvimento humano, Terapia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia, com 12,2 anos de experiência, em média, responderam a um formulário online contendo os itens. Já no segundo estudo, pretendeu-se verificar a inteligibilidade dos itens do questionário com o público-alvo. Os itens foram apresentados a 10 crianças de 7 a 10 anos. Os resultados indicaram coeficientes de validade de conteúdo adequados para quase todos os itens. Os resultados do segundo estudo sugerem uma compreensão adequada dos itens pela maioria das crianças. Portanto, o instrumento apresenta evidências satisfatórias iniciais de propriedades psicométricas, ainda que outros estudos sejam necessários.

Biografia do Autor

Drielle Barbosa-Pereira, UFMG

Psicóloga, mestra e doutoranda em Psicologia: Cognição e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Laboratório de Avaliação e Intervenção (LAVIS – UFMG).

Isabella Nunes Rabelo, UFMG

Graduanda em Psicologia pela UFMG, bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Isabella Ferreira Pinheiro, UFMG

Graduanda em Psicologia pela UFMG; bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

Marcela Mansur-Alves, UFMG

Psicóloga, mestra em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Doutora em Neurosciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora adjunta no Departamento de Psicologia e no programa de pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento. Membro do Laboratório de Avaliação e Intervenção (LAVIS – UFMG)

Downloads

Publicado

06.03.2024

Como Citar

BARBOSA-PEREIRA, Drielle; NUNES RABELO, Isabella; FERREIRA PINHEIRO, Isabella; MANSUR-ALVES, Marcela. QUESTIONÁRIO DE LEVANTAMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA TREINOS COGNITIVOS: DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONTEÚDO. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 140–156, 2024. DOI: 10.46636/recital.v5i3.487. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/487. Acesso em: 17 dez. 2024.
Share |

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.