Desafios e possibilidades na inclusão dos estudantes surdos nos Institutos Federais de Educação
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.565Palavras-chave:
Inclusão, Surdez, Educação Profissional, Revisão IntegrativaResumo
Este artigo de revisão integrativa busca analisar a literatura a respeito da inclusão dos estudantes surdos no contexto da educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais (IFs), por meio da análise da literatura nacional publicada de 2016 a 2023. Foram utilizados como buscadores os bancos de dados da Scielo (Scientific Electronic Library Online), Capes Periódicos e Google Acadêmico. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi composta por sete artigos, analisados na íntegra. A análise resultou na identificação de duas categorias principais: acessibilidade comunicacional e a prática profissional do Tradutor Intérprete de Língua de Sinais (TILS). A pesquisa ressalta a importância da acessibilidade comunicacional como um direito fundamental e propõe estratégias inclusivas, como a formação de docentes para compreensão e uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, discute o papel fundamental e os desafios na atuação profissional do TILS, visando à garantia da acessibilidade comunicacional e à inclusão educacional de indivíduos surdos. O presente estudo espera contribuir para o desenvolvimento de práticas diferenciadas, que visem superar os desafios e as barreiras da inclusão dos estudantes com surdez, assim como assegurar, de forma efetiva, a inclusão desse público na educação profissional ofertada pelos IFs.
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