Desafios e possibilidades na inclusão dos estudantes surdos nos Institutos Federais de Educação

uma revisão integrativa

Autores

  • Lislayne Oliveira Silva UFVJM
  • Bárbara Carvalho Ferreira Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Raquel Schwenck de Mello Viana Soares Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.565

Palavras-chave:

Inclusão, Surdez, Educação Profissional, Revisão Integrativa

Resumo

Este artigo de revisão integrativa busca analisar a literatura a respeito da inclusão dos estudantes surdos no contexto da educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais (IFs), por meio da análise da literatura nacional publicada de 2016 a 2023. Foram utilizados como buscadores os bancos de dados da Scielo (Scientific Electronic Library Online), Capes Periódicos e Google Acadêmico. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi composta por sete artigos, analisados na íntegra. A análise resultou na identificação de duas categorias principais: acessibilidade comunicacional e a prática profissional do Tradutor Intérprete de Língua de Sinais (TILS). A pesquisa ressalta a importância da acessibilidade comunicacional como um direito fundamental e propõe estratégias inclusivas, como a formação de docentes para compreensão e uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, discute o papel fundamental e os desafios na atuação profissional do TILS, visando à garantia da acessibilidade comunicacional e à inclusão educacional de indivíduos surdos. O presente estudo espera contribuir para o desenvolvimento de práticas diferenciadas, que visem superar os desafios e as barreiras da inclusão dos estudantes com surdez, assim como assegurar, de forma efetiva, a inclusão desse público na educação profissional ofertada pelos IFs.

Biografia do Autor

Lislayne Oliveira Silva, UFVJM

UFVJM

Bárbara Carvalho Ferreira, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Raquel Schwenck de Mello Viana Soares, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Downloads

Publicado

21.01.2025

Como Citar

SILVA, Lislayne Oliveira; FERREIRA, Bárbara Carvalho; SOARES, Raquel Schwenck de Mello Viana. Desafios e possibilidades na inclusão dos estudantes surdos nos Institutos Federais de Educação: uma revisão integrativa. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 82–96, 2025. DOI: 10.46636/recital.v6i2.565. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/565. Acesso em: 22 jan. 2025.
Share |

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.