Mulheres em Torto Arado

educação, resistência e protagonismo no contexto rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.668

Palavras-chave:

Torto Arado, Literatura, Representatividade Feminina, Educação do campo

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar como a representatividade feminina se manifesta no livro Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, e de que modo ela pode contribuir para compreender a relevância social das mulheres no contexto rural e educacional. Para tanto, adota-se, como metodologia, a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. O referencial teórico apoia-se em Agamben (2009), Tatar (2022), Cândido (1985), Duarte (2010), Foucault (2023), Freire (2004) e Bourdieu (2004). Assim, o caminho traçado visa a depreender o papel das protagonistas Bibiana e Belonísia para a narrativa, interpretando suas trajetórias como reflexo das experiências reais de mulheres do campo e da educação. Embora atuem de formas distintas, ambas as personagens demonstram igual importância tanto no âmbito familiar quanto no espaço social, especialmente na comunidade de Água Negra, onde atuação delas adquire dimensão coletiva. Complementarmente, realiza-se também uma revisão de literatura não sistemática, com o intuito de identificar produções acadêmicas que dialoguem com o tema e contribuam para o aprofundamento da análise proposta. Desse modo, este trabalho não apenas visualiza essa representatividade, mas também promove um despertar à valorização da mulher camponesa em esferas educacionais, sociais e culturais, reconhecendo-a como sujeito histórico e agente transformadora de sua realidade.

Biografia do Autor

Mônica Araújo Santos, UNEB

 Licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), atuando em práticas pedagógicas voltadas para o ensino da Língua Portuguesa na educação básica. Desenvolve pesquisa de Iniciação Científica com enfoque em literatura e estudos interdisciplinares, com interesse particular nas relações entre literatura, gênero e identidade. Possui experiência em projetos de extensão e formação docente. Dedica-se ao estudo crítico de obras literárias, com ênfase nas narrativas contemporâneas e nos discursos sociais que atravessam a produção literária nacional. Tem interesse nas áreas de ensino de literatura, formação de leitores, crítica literária, feminismos e teorias de gênero.

Valquíria Dias de Almeida, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atualmente é Professora de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus de Vitória da Conquista, desde 2017. Acumula experiência no ensino básico e superior, gestão e coordenação de cursos e programas educacionais. Membro do Grupo de Estudos sobre a Circulação de Ideias Pedagógicas no Pensamento Pedagógico Brasileiro Recente (CIPED). No atual momento, desenvolve pesquisas sobre o ensino de filosofia e suas possibilidades rizomáticas, e o lugar da mulher na história filosofia.

Luiz Artur dos Santos Cestari, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Pedagogia (1997), Mestre em Educação (2000) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, atualmente é Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia da qual está vinculado como professor desde 2000, acumula experiência em gestão e avaliação institucionais e de cursos, assim como de programas especiais de formação, tendo exercido funções de coordenação de curso de pedagogia, de programas de formação de docentes, gerência acadêmica e pró-reitoria de graduação da UESB, assim como membro de conselho superior da universidade. No atual momento, desenvolve pesquisa sobre a circulação de ideias no campo educacional no Brasil e orienta pesquisas em dois programas de pós-graduação: o PPGEd/UESB (Programa de Pós-Graduação em Educação) e o PPGCA/UESB (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais). É membro associado à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação), GT - Filosofia da Educação, à Philosophy of Education Society- USA, assim como membro do corpo editorial (editorial board) e chefe editor convidado (Chief Guest Editor) da revista American Journal of Educational Research. Além disso, coordena projeto aprovado em Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa B

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Publicado

16.06.2025

Como Citar

SANTOS, Mônica Araújo; DIAS DE ALMEIDA, Valquíria; CESTARI, Luiz Artur dos Santos. Mulheres em Torto Arado: educação, resistência e protagonismo no contexto rural. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 153–173, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i1.668. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/668. Acesso em: 24 jun. 2025.
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