Mulheres em Torto Arado
educação, resistência e protagonismo no contexto rural
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.668Palavras-chave:
Torto Arado, Literatura, Representatividade Feminina, Educação do campoResumo
Este estudo tem por objetivo analisar como a representatividade feminina se manifesta no livro Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, e de que modo ela pode contribuir para compreender a relevância social das mulheres no contexto rural e educacional. Para tanto, adota-se, como metodologia, a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. O referencial teórico apoia-se em Agamben (2009), Tatar (2022), Cândido (1985), Duarte (2010), Foucault (2023), Freire (2004) e Bourdieu (2004). Assim, o caminho traçado visa a depreender o papel das protagonistas Bibiana e Belonísia para a narrativa, interpretando suas trajetórias como reflexo das experiências reais de mulheres do campo e da educação. Embora atuem de formas distintas, ambas as personagens demonstram igual importância tanto no âmbito familiar quanto no espaço social, especialmente na comunidade de Água Negra, onde atuação delas adquire dimensão coletiva. Complementarmente, realiza-se também uma revisão de literatura não sistemática, com o intuito de identificar produções acadêmicas que dialoguem com o tema e contribuam para o aprofundamento da análise proposta. Desse modo, este trabalho não apenas visualiza essa representatividade, mas também promove um despertar à valorização da mulher camponesa em esferas educacionais, sociais e culturais, reconhecendo-a como sujeito histórico e agente transformadora de sua realidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Valquíria Dias de Almeida, Mônica Araújo Santos, Luiz Artur dos Santos Cestari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.