Narrativas pessoais:
manifestação e ressignificação identitária durante a pandemia da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.176Palavras-chave:
Isolamento Social, Relatos, IdentidadesResumo
No final de 2019, a população mundial foi surpreendida pela pandemia viral da Covid-19. Essa situação levou muitas pessoas a se depararem com realidades que lhes exigiram o repensar de seu agir no mundo. Essa exigência causou ressignificações identitárias, uma vez que as identidades passam por processos oscilantes (SILVA, 2000). Por conseguinte, observar o processo de manifestação das identidades e reconhecê-las como cambiáveis pode melhorar a relação que cada um tem consigo e isso, em tempo de isolamento, se torna crucial para tentar amenizar os obstáculos que a falta de convívio social pode gerar. Partindo dos resultados da análise de narrativas nas quais os participantes expressaram como era o dia a dia na pandemia, este trabalho, que faz parte do projeto de pesquisa Relatos Pessoais: Narrativa e Construção Identitária em Contexto de Isolamento Social, objetiva apresentar parte dos dados que foram analisados, identificando as manifestações identitárias nos relatos dos participantes e apontar quais fatores influenciaram o processo de construção e reconstrução identitária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rosilene dos Anjos Sant'Ana, Ana Carolina Freire Foratini, Maria Giulya Ramos Reis, Bruno Barbosa Ferraz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.