Relatório de Pesquisa:

(Re)Conhecer para Permanecer

Autores

  • Karine Rodrigues Alvarez IFMG campus Ribeirão das Neves
  • Roberta Pereira Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais campus Almenara

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.242

Palavras-chave:

Produto educacional, ProfEPT, Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Relatório de pesquisa

Resumo

Este artigo teve por finalidade apresentar o processo de elaboração, aplicação e validação do produto educacional, (Re)conhecer para permanecer, resultante e parte integrante da pesquisa de mestrado, “Evasão e permanência nos cursos técnicos integrados ao ensino médio: um estudo no IFMG campus Ribeirão das Neves”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, do IFNMG, no período de 2018 a 2021. Assim sendo, buscou-se socializar os resultados de modo a contribuir com as instituições de ensino na elaboração de materiais educativos, bem como inspirar os estudantes do ProfEPT na fase de elaboração de seus respectivos produtos educacionais. A metodologia adotada foi o estudo de caso e para a coleta de dados aplicou-se o questionário eletrônico. Por meio das pesquisas bibliográfica e documental foi fomentada a elaboração do conteúdo do produto educacional. A aplicação do material educativo ocorreu junto aos servidores da instituição de ensino pesquisada e a validação junto a banca de defesa do mestrado. Os resultados apontaram que o produto educacional “(Re)conhecer para permanecer” correspondeu às suas finalidades de uso para subsídio da instituição de ensino, na elaboração de intervenções, e para nortear a implementação de políticas públicas. Pode-se concluir que o desenvolvimento de produtos educacionais contribui para a reflexão das práticas educacionais bem como possibilitam inovações no meio acadêmico e institucional.

Downloads

Publicado

26.05.2022

Como Citar

ALVAREZ, Karine Rodrigues; MATOS, Roberta Pereira. Relatório de Pesquisa:: (Re)Conhecer para Permanecer. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 48–66, 2022. DOI: 10.46636/recital.v4i1.242. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/242. Acesso em: 17 dez. 2024.
Share |

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.