Gestão de laboratórios educacionais: análise da utilização de espaços e equipamentos do IFNMG campus Almenara/MG
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v5i1.270Palavras-chave:
Gestão, Balanced Scorecard, Laboratórios, Instituições de EnsinoResumo
O objetivo do presente estudo foi analisar de que forma ocorre o uso dos espaços dos laboratórios e equipamentos disponíveis no IFNMG para desenvolvimento do ensino. Trata-se de um estudo de caso, onde foram levantadas informações de gestão e uso dos laboratórios que atendem as áreas de conhecimento ofertadas pelo campus. Foi adotada como técnica de coleta, a pesquisa documental na administração da instituição, sites oficiais, entrevistas com os professores usuários dos espaços e equipamentos, bem como seus gestores. As informações obtidas foram tratadas através do método qualitativo, utilizado como técnica a análise do conteúdo de forma descritiva com o auxílio de tabelas e gráficos. Os resultados foram analisados em conformidade com o BSC e dessa forma, foram elaboradas propostas e reflexões acerca dos espaços institucionais, apresentando indicadores que compõem um mapa estratégico que pode ser utilizado visando a otimização dos laboratórios, indicando também, que futuras pesquisas possam contribuir para viabilizar sua gestão estratégica e racionalizada.
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