Análise crítica e descritiva sobre a teoria da relatividade nos livros didáticos do PNLD
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v4i2.271Palavras-chave:
ensino de física, livro didático, teoria da relatividadeResumo
As atuais pesquisas sobre o Ensino de Física relatam a importância do Livro Didático enquanto instrumento educacional, correlacionando suas dimensões sociocultural, histórica e pedagógica com os impactos direcionados ao contexto escolar. Nesse diapasão, este trabalho visa analisar o Livro Didático sob suas diferentes facetas, as quais perpassam por um diálogo no que se refere à sua abrangência e à abordagem adotada para a apresentação do conteúdo. O estudo foi realizado mediante um levantamento aplicado sob a forma de um questionário com os mestrandos ou concluintes do Mestrado Profissional em Ensino de Física do pólo 62, situado em Vitória da Conquista, na Bahia, a fim de selecionar a amostra a ser investigada. Dentre as 12 obras contempladas pelo Plano Nacional do Livro Didático para o triênio 2018-2020, 5 livros foram selecionados para a investigação. Na sequência, empregou-se uma metodologia sistemática para a análise, utilizando pressupostos teóricos associados à aplicação de categorias específicas elaboradas por Souza e Germano (2009). Por fim, discute-se as principais características das obras analisadas e como elas contribuem para futuras perspectivas direcionadas ao Ensino de Física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ramon Alves dos Santos, Ferdinand Martins da Silva, Graciely Rocha Braga, Giovani Luz Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.