ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PEDAGOGIA

APRENDIZAGENS EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS

Autores

  • Bruna Barros de Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Clarissa Haas UFRGS
  • Mayara Costa da Silva Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Claudia Rodrigues de Freitas Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i1.404

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO ESPECIAL, PEDAGOGIA, ESTÁGIO DOCÊNCIA

Resumo

Analisamos a realização do estágio docência na área da educação especial como um percurso da formação inicial em Pedagogia em uma universidade pública do país, buscando compreender os efeitos formativos dessa ação para a docência nos processos escolares inclusivos. A abordagem da pesquisa é qualitativa e caracterizou-se como pesquisa-ação. Os procedimentos metodológicos contemplaram estudos documentais, observação participante e pesquisa-intervenção na escola lócus do estágio. O contexto de inclusão escolar tratou-se de duas turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola de Educação Básica da Rede Pública de Ensino em que há estudantes com deficiência matriculados. A pesquisa se constituiu a partir de cenas da prática profissional docente relatada pelos estagiários, com foco na ação dos professores das áreas curriculares, do atendimento educacional especializado, dos próprios acadêmicos em estágio, bem como da relação estabelecida entre os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A prática profissional em contexto de inclusão escolar possibilitou aos estagiários a reflexão sobre a ação docente dos profissionais do ensino comum e especializado, a articulação teoria e prática, a compreensão da deficiência como própria da diversidade humana de modo que reiteramos a importância de percursos formativos na licenciatura que contemplem a área da educação especial.

Biografia do Autor

Bruna Barros de Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Acadêmica da Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mayara Costa da Silva, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Docente do Atendimento Educacional Especializado no Colégio de Aplicação da UFRGS.

Doutora em Educação (PPGEDU-UFRGS).

Claudia Rodrigues de Freitas, Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora da área da educação especial na Faculdade de Educação da UFRGS e no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa "Educação Especial, saúde e processos inclusivos".

Doutora em Educação (PPGEDU/UFRGS).

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Publicado

21.06.2024

Como Citar

BARROS DE BORBA, Bruna; HAAS, Clarissa; COSTA DA SILVA, Mayara; RODRIGUES DE FREITAS, Claudia. ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PEDAGOGIA: APRENDIZAGENS EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 76–93, 2024. DOI: 10.46636/recital.v6i1.404. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/404. Acesso em: 16 out. 2024.
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