População segregante de pimenta para obtenção de linhagens com potencial ornamental
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.429Palavras-chave:
Capsicum, Melhoramento genético vegetal, Parâmetros genéticosResumo
O mercado de pimentas ornamentais está crescendo, com demanda por novos materiais. Nesse sentido, objetivou-se com este trabalho, avaliar morfologicamente genótipos de uma população F2 de pimenteiras com potencial ornamental, a fim de obter novas linhagens. Foram avaliados 197 genótipos F2, três plantas de cada um dos genitores e da F1. As plantas foram avaliadas morfologicamente por meio de 16 descritores para Capsicum spp. indicados pelo Serviço Nacional Proteção de Cultivares. Além desses descritores, foram avaliados quantitativamente o comprimento médio do fruto (CMF), o diâmetro médio do fruto (DMF) e a espessura média do pericarpo (EMP). Para esses critérioss, procedeu-se o agrupamento das médias pelo teste Scott-Knott (p≤0,05). Estimou-se parâmetros genéticos para os caracteres quantitativos. Como resultado das dezesseis variáveis qualitativas, não houve variabilidade para o número de flores por axila, posição do pedúnculo, posição do fruto, brilho do fruto e capsaicina na placenta. Para as variáveis CMF, DMF e EMP, detectou-se diferença altamente significativa entre as médias. Constatou-se que, para todas as características quantitativas analisadas, a variância genotípica foi superior à variância ambiental, resultando em valores consideráveis de herdabilidade em sentido amplo. Concluiu-se que há variabilidade passível de ser explorada dentro da população estudada, com parâmetros genéticos considerados apropriados para uma possível seleção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriela Cristina Alves Custodio, Samy Pimenta, Fátima de Souza Gomes, Fabrícia Cardoso Oliveira, Bruna Rafaella Alves da Silva , Suzane Ariádina de Souza, Wellington Silva Gomes, Luiza Thaiany da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.