Simulação da Conferência de Berlim de 1884/1885
uma proposta para o ensino de História das Relações Internacionais
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v1i2.53Palavras-chave:
História das Relações Internacionais, transposição didática,, simulação, história da Ãfrica, Conferência de BerlimResumo
O artigo tem como objetivo apresentar uma transposição didática para a área das Relações Internacionais, tratando da proposta de uma Simulação da Conferência de Berlim de 1884/1885. Para tal, é realizado um breve histórico das atividades de simulação nessa área, começando pela fase do surgimento em sua versão moderna e chegando ao desenvolvimento das versões nacionais de tais atividades. Em sequência, alguns conceitos básicos da teoria e da história das Relações Internacionais englobados pela atividade são apresentados, com ênfase na relevância deles para o estudo do tema, assim como conceitos pedagógicos a serem trabalhados pela simulação. Por fim, apresenta-se o material desenvolvido para esta transposição, em versão fac-similar à quela disponibilizada para os estudantes.