As Histórias em quadrinhos no ensino de física:

elementos teóricos e conceituais para a formação de professores

Autores

  • Ramon Alves dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Rafael Casaes de Brito Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Benedito Gonçalves Eugênio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ferdinand Martins da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luan Santos Lemos

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.599

Palavras-chave:

Ensino de Física, Formação de Profesores, Histórias em Quadrinhos

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a ocorrência de certos conceitos e princípios da Física explorados nas Histórias em Quadrinhos publicadas pelas editoras Marvel Comics e DC Comics. O estudo em questão possui caráter qualitativo e, quanto à sua natureza, classifica-se como uma pesquisa bibliográfica e explicativa, pois visa analisar obras que já foram publicadas, além de descrever e explicar certos trechos desse material. Empregamos a Análise de Conteúdo como técnica para organizar os dados produzidos e buscamos discuti-los à luz de um conjunto de conceitos e princípios físicos. Os resultados obtidos demonstram que as representações da Física esboçadas nos quadrinhos destoam da realidade e que, apesar disso, configuram-se como um recurso didático relevante para explorar novos tópicos. Além dessa potencialidade, também discutimos como a teoria do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, proposta por Lee Shulman, é capaz de orientar o professor na execução de atividades que envolvam as Histórias em Quadrinhos. Por fim, nas considerações finais, destacamos a relevância deste tipo de pesquisa no âmbito da Educação Básica, dos cursos de licenciatura e no contexto da pós-graduação.

Biografia do Autor

Ramon Alves dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Downloads

Publicado

02.05.2025

Como Citar

ALVES DOS SANTOS, Ramon; CASAES DE BRITO, Rafael; GONÇALVES EUGÊNIO, Benedito; MARTINS DA SILVA, Ferdinand; SANTOS LEMOS, Luan. As Histórias em quadrinhos no ensino de física: : elementos teóricos e conceituais para a formação de professores. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 119–141, 2025. DOI: 10.46636/recital.v6i3.599. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/599. Acesso em: 6 maio. 2025.
Share |

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.