As Histórias em quadrinhos no ensino de física:
elementos teóricos e conceituais para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.599Palavras-chave:
Ensino de Física, Formação de Profesores, Histórias em QuadrinhosResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a ocorrência de certos conceitos e princípios da Física explorados nas Histórias em Quadrinhos publicadas pelas editoras Marvel Comics e DC Comics. O estudo em questão possui caráter qualitativo e, quanto à sua natureza, classifica-se como uma pesquisa bibliográfica e explicativa, pois visa analisar obras que já foram publicadas, além de descrever e explicar certos trechos desse material. Empregamos a Análise de Conteúdo como técnica para organizar os dados produzidos e buscamos discuti-los à luz de um conjunto de conceitos e princípios físicos. Os resultados obtidos demonstram que as representações da Física esboçadas nos quadrinhos destoam da realidade e que, apesar disso, configuram-se como um recurso didático relevante para explorar novos tópicos. Além dessa potencialidade, também discutimos como a teoria do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, proposta por Lee Shulman, é capaz de orientar o professor na execução de atividades que envolvam as Histórias em Quadrinhos. Por fim, nas considerações finais, destacamos a relevância deste tipo de pesquisa no âmbito da Educação Básica, dos cursos de licenciatura e no contexto da pós-graduação.
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