Sobre a Revista

Aviso Importante

A partir de 2025, a Revista RECITAL passará a adotar um novo modelo de publicação em fluxo contínuo. Essa nova modalidade permitirá uma maior agilidade na avaliação e publicação dos artigos, garantindo uma divulgação mais rápida e eficiente dos trabalhos acadêmicos.

Atenção: Em caso de aceite, os autores deverão encaminhar, junto com a versão final do artigo, uma declaração ou certificação de que o texto passou por revisão linguística. Essa medida visa garantir a qualidade e a clareza dos trabalhos publicados.

Acompanhe o site da revista para ficar por dentro das novidades e da data de reabertura das submissões.

Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos pelos e-mails:
jandresson.pires@ifba.edu.br ou mariana.paiva@ifnmg.edu.br.

Atenciosamente,
Editor/Equipe Editorial

-----

Sobre a RECITAL

A RECITAL é um periódico semestral, de fluxo contínuo e com avaliação por pares, produzido pela comunidade acadêmica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara desde 2019. A revista tem como objetivo divulgar os trabalhos da comunidade acadêmica do nosso campus e de outras instituições. Trata-se de uma publicação multidisciplinar e interdisciplinar, com diversidade temática e conceitual, que visa contribuir para a educação, a ciência e a tecnologia. Por isso, aceitamos variados tipos de publicações, desde que atendam às especificidades e ao rigor acadêmico das diversas áreas do conhecimento.

A RECITAL está classificada com o Qualis Capes A3 (Quadriênio 2017-2020) nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, Ciências Agrárias I, Educação, Ensino, Filosofia, Geografia, e Planejamento Urbano e Regional/Demografia.

A RECITAL aceita artigos inéditos e demais produções acadêmicas em diversas áreas do conhecimento. Não há cobrança de taxas dos autores para publicação.

Revista do IFNMG - Campus Almenara - ISSN: 2674-9270.

Anúncios

Edição Atual

v. 7 n. 2 (2025): Recital - Revista de Educação Ciência Tecnologia de Almenara/MG, v.7, n.2, ago./dez. 2025
					Visualizar v. 7 n. 2 (2025): Recital - Revista de Educação Ciência Tecnologia de Almenara/MG, v.7, n.2, ago./dez. 2025

Editorial – Volume 7, Número 2, 2025

Avanços em fluxo contínuo: expansão e consolidação da Recital

É com imensa satisfação que apresentamos o segundo número de 2025 da Recital – Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG. Este volume marca não apenas a continuidade de nossa trajetória editorial, mas também consolida conquistas significativas em nosso modelo de publicação.

Desde a implementação do sistema de fluxo contínuo, anunciado em nosso último editorial, testemunhamos avanços notáveis na agilidade e na dinâmica de publicações. Na edição anterior (Volume 7, Número 1), alcançamos a marca expressiva de 19 trabalhos publicados, reflexo do compromisso de nossa equipe e da crescente confiança da comunidade académica em nossa revista. Esse resultado reforça nosso objetivo de promover a divulgação científica ágil sem abrir mão do rigor e da qualidade que sempre nos orientaram.

Neste Volume 7, Número 2, mantemos nosso foco em contribuições originais e relevantes que fomentam o diálogo entre educação, ciência e tecnologia, áreas fundamentais para o desenvolvimento social e intelectual. A diversidade temática e metodológica dos trabalhos aqui publicados evidencia a riqueza e a pluralidade da produção de conhecimento nacional e internacional.

Agradecemos calorosamente a autores, pareceristas, editores e leitores que tornaram possível mais esta edição. Seu engajamento é indispensável para o sucesso e a credibilidade da Recital.

Convidamos todos a acessar, ler e compartilhar os artigos disponíveis em nosso site:
https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/

Seguros de que seguiremos ampliando nosso impacto, reafirmamos o compromisso com a excelência e a democratização do conhecimento.

Atenciosamente,

Equipe Editorial
Recital – Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG

Editor-chefe
Dr. Jandresson Dias Pires

Editora Adjunta
Dra. Mariana Mapelli de Paiva

Capa
Dr. Alfredo Costa

 

Publicado: 01.09.2025

Artigos

  • Processo de Reformulação do PCC do Curso de Informática Análise da Participação Democrática

    Juliana Rocha Silva Leal Leal, Valdívia Caldeira de Souza , Andrea Flores Oliveira, Admilson Eustáquio Prates
    111-129
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.557
  • Pré-embebição em solução do bioestimulante Stimulate® e produção de mudas de pimenteira Dedo-de-Moça

    Antônia Mirian Nogueira de Moura Guerra, Luana Silva da Cruz, Paloma da Silva Cruz, Anne Caroline Dias de Jesus, Paloma Andrade Santos, César Fernandes Aquino, Gabriela da Silva Nunes
    72-86
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.301
  • Adubos orgânicos utilizados na fruticultura do Norte de Minas

    Eduardo Charles Barbosa Ayres, Antônio Cesário Gonçalves, José Ribeiro Amaral, Vanessa Fonseca Ayres, Marcela Alves Fonseca, Ana Ivânia Alves Fonseca
    54-71
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.654
  • O isolamento social pela covid-19 e os impactos sobre a experiência análises a partir das trajetórias das turmas ingressantes nos cursos Técnicos do IFNMG – Campus Araçuaí, em 2019

    Fabiano Rosa de Magalhães, Gislene Alves Dias
    32-53
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.588
  • As estratégias de atuação pedagógica para atendimento a estudantes com dislexia no IF Baiano Campus Guanambi

    Maria do Carmo Neves Cardoso, Rosiney Rocha Almeida
    15-31
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.546
  • As contribuições da alimentação funcional para a formação integral de estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio

    Eliene Ferreira da Mota, Rosiney Rocha Almeida
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.553

Ensaios

  • Platão e Antígona uma teoria estética aplicada

    João Victor de Souza Silva
    87-97
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.622

Entrevistas e Debates

  • Uma reflexão que transcende a materialidade da arte diálogos com Carlos Bracher

    Torres Ribeiro das Chagas, Bernardo Almeida Rocha
    98-110
    DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.662
Ver Todas as Edições

RECITAL: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG

ISSN: 2674-9270