INSTRUMENTOS DE RASTREIO NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v5i3.488Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil., Rendimento escolar, Dificuldades de aprendizagem, Maturidade perceptomotora, inteligência não verbalResumo
Instrumentos que apresentam baixo custo e facilidades no processo de aplicação e correção são ferramentas úteis para serem utilizadas no processo de avaliação psicológica clínica e/ou escolar infantil. Assim, objetivou-se buscar evidências de validade preditiva para as versões de rastreio do Desenho da Figura Humana e do Teste Gestáltico Visomotor de Bender – Sistema de Pontuação Gradual por meio do Teste de Desempenho Escolar. Participaram do estudo 231 crianças com idades entre 6 e 10 anos, regularmente matriculadas entre o 1º e o 5º ano. Os resultados apresentaram correlações significativas entre as versões de rastreio e as tarefas de leitura, escrita e matemática, bem como indicaram ser capazes de predizer e diferenciar o desempenho de crianças que estão no início da alfabetização ou finalizando o Ensino Fundamental I. Assim, o uso das medidas aqui focalizadas é promissor para a compreensão de quais funções cognitivas e habilidades escolares estão dificultando o progresso de aprendizagem dos alunos.
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