IF Obscuro

ironia e humor como estratégias discursivas para expressar o mal-estar estudantil

Autores

  • Lillian Gonçalves de Melo IFNMG/Araçuaí
  • Alex Lara Martins IFNMG/Campus Pirapora
  • Edson Antunes Quaresma Júnior
  • Fabiana Pereira da Silva
  • Karina Félix Botelho
  • Valdice Corrêa Ramos Andrade

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i2.564

Palavras-chave:

Neoliberalismo. Bem-estar estudantil. Pressão social.

Resumo

Este estudo investigou as postagens e enunciados presentes na página IF Obscuro, da rede social Instagram, com o intuito de mostrar como, por meio da ironia e humor, os estudantes demonstram posicionamentos críticos e os sofrimentos vivenciados. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, cujo corpus foi analisado sob o viés de uma metodologia multimodal. Os dados analisados demonstraram enunciados recorrentes no cenário estudantil/acadêmico, sendo recorrentes questionamentos sobre os métodos de ensino e aprendizagem, os mecanismos de avaliação, a carência de espaços para discussão e consideração das pressões em que os jovens são acometidos nos contextos institucionais de ensino. A ironia e o humor foram presentes nos enunciados investigados, sendo o exagero, comparação e metáforas principais estratégias para construção de sentido. Destaca-se também que a exigência familiar e os ideais do neoliberalismo, para que os estudantes sejam produtivos, eficientes e competitivos, são recorrentes, carecendo de reflexões sobre a formação humana e cidadã. Assim, ao final do estudo, identificou-se a necessidade de as instituições de ensino ampliarem os espaços de discussão para que os estudantes e familiares participem do planejamento e haja reflexões para que os sofrimentos dos estudantes seja uma temática mais recorrente, contribuindo, dessa maneira, com a mitigação dessa problemática ampliada no cenário educacional brasileiro.

Downloads

Publicado

21.01.2025

Como Citar

GONÇALVES DE MELO, Lillian; LARA MARTINS, Alex; ANTUNES QUARESMA JÚNIOR, Edson; PEREIRA DA SILVA, Fabiana; FÉLIX BOTELHO, Karina; CORRÊA RAMOS ANDRADE, Valdice. IF Obscuro: ironia e humor como estratégias discursivas para expressar o mal-estar estudantil. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 141–158, 2025. DOI: 10.46636/recital.v6i2.564. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/564. Acesso em: 22 jan. 2025.
Share |

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.