A educação inclusiva em discursos de alunos de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.618Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Formação Docente, Estudantes de Graduação, Percepções, DiscursosResumo
Este artigo tem o objetivo de investigar as percepções de graduandos do curso de Letras - Espanhol de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Norte sobre formação docente para educação inclusiva a partir de um prisma discursivo. Inscrevendo-se na perspectiva de uma epistemologia das Ciências Humanas, o estudo assume um enfoque interpretativo e abordagem qualitativa no trato com os dados da pesquisa. Para subsídio teórico, a pesquisa se ampara em leituras bakhtinianas e freireanas (Bakhtin, 2010; 2016; Freire, 1996; Sobral, 2009), assim como em leituras de documentos curriculares nacionais, além de trabalhos de autores que tratam sobre educação inclusiva no ensino superior brasileiro. Os resultados da investigação indicam que os discentes reconhecem a relevância da educação inclusiva no âmbito dos cursos de licenciatura no ensino superior, preocupando-se com a emergência da perspectiva inclusiva no cenário educacional atual. Desse modo, os discursos nos levam a considerar que os olhares, críticas e sugestões dos colaboradores da pesquisa denotam cuidado, atenção e amorosidade para com os seus alunos na educação básica, revelando postura responsável e responsiva ante seus lugares sociais como futuros professores de Espanhol.
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