A educação inclusiva em discursos de alunos de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i1.618

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Formação Docente, Estudantes de Graduação, Percepções, Discursos

Resumo

Este artigo tem o objetivo de investigar as percepções de graduandos do curso de Letras - Espanhol de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Norte sobre formação docente para educação inclusiva a partir de um prisma discursivo. Inscrevendo-se na perspectiva de uma epistemologia das Ciências Humanas, o estudo assume um enfoque interpretativo e abordagem qualitativa no trato com os dados da pesquisa. Para subsídio teórico, a pesquisa se ampara em leituras bakhtinianas e freireanas (Bakhtin, 2010; 2016; Freire, 1996; Sobral, 2009), assim como em leituras de documentos curriculares nacionais, além de trabalhos de autores que tratam sobre educação inclusiva no ensino superior brasileiro. Os resultados da investigação indicam que os discentes reconhecem a relevância da educação inclusiva no âmbito dos cursos de licenciatura no ensino superior, preocupando-se com a emergência da perspectiva inclusiva no cenário educacional atual. Desse modo, os discursos nos levam a considerar que os olhares, críticas e sugestões dos colaboradores da pesquisa denotam cuidado, atenção e amorosidade para com os seus alunos na educação básica, revelando postura responsável e responsiva ante seus lugares sociais como futuros professores de Espanhol.

Biografia do Autor

Jakelyne Santos Apolônio, UERN

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Francisco Vieira da Silva, UFERSA

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Ciências da Linguagem aplicadas à Educação a Distância (CLEAD) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Realizou Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caraúbas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Coordenador local do POSENSINO na UFERSA (2019-2021). Atua na perspectiva dos estudos discursivos foucaultianos. É líder do Grupo de Pesquisa Discurso com Foucault (Dis.com.fou), vinculado à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

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Publicado

03.06.2025

Como Citar

APOLÔNIO, Jakelyne Santos; SILVA, Francisco Vieira da. A educação inclusiva em discursos de alunos de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Norte. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 81–98, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i1.618. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/618. Acesso em: 26 jun. 2025.
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