Realidade aumentada como ferramenta complementar ao ensino
um estudo de caso aplicado ao Ensino Médio Integrado do IFNMG – Campus Arinos
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.741Palavras-chave:
Realidade Aumentada, Tecnologias Educacionais, Ensino Médio Integrado, Engajamento Estudantil, Inovação PedagógicaResumo
Nesta pesquisa, explora-se a aplicação da tecnologia de Realidade Aumentada (RA) no Ensino Médio integrado do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – campus Arinos, visando melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. Por meio de uma metodologia pesquisa-ação, o projeto seleciona ferramentas tecnológicas para criar experiências educacionais imersivas, envolvendo os alunos. Soma-se a isso, o desenvolvimento e a aplicação de modelos tridimensionais em sala de aula, analisando a percepção dos alunos por meio de questionários. Os resultados indicam que a RA pode facilitar a assimilação de conteúdos e aumentar a motivação dos estudantes, embora desafios técnicos e de infraestrutura ainda precisem ser superados. A pesquisa reforça a relevância da RA como uma ferramenta inovadora para o ensino na área de computação, destacando seu potencial para transformar práticas pedagógicas e ampliar o interesse dos alunos por tecnologias emergentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luara Brito Peixoto, Danilo Silveira Martins, Diego de Freitas Bezerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.








