Aplicação e avaliação coletiva de relatório técnico:
acesso e evasão no ensino médio integrado
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.234Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Acesso e evasão escolar, Produto educacionalResumo
Trazer a dificuldade de acesso e o fenômeno da evasão no ensino médio integrado para o centro das discussões leva à busca por alternativas para o enfrentamento e a prevenção da evasão, possibilitando assim a estruturação de uma escola mais democrática. Dessa forma, esse estudo teve como objetivo promover o envolvimento reflexivo dos gestores, professores e técnicos administrativos do IFNMG – campus Araçuaí acerca do acesso e da evasão na instituição. Percorrendo o caminho da análise bibliográfica e documental, o produto educacional em formato de relatório técnico, gerado a partir da pesquisa, foi apresentado em uma videoconferência e submetido à avaliação coletiva pelos servidores do IFNMG – campus Araçuai, por meio de um questionário elaborado no Google Forms. O material analisado constituiu-se do processo de construção, apresentação e análise dos indicadores de acesso e de evasão e as relações com variáveis categóricas compostas por grupos distintos de estudantes. Os resultados apontaram compreensão, envolvimento e o desejo de mudança de ação pelos sujeitos envolvidos. Assim, os servidores participantes demonstraram uma boa aceitação do produto, que igualmente recomendaram o seu desenvolvimento em outras instituições.
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