Inovação pedagógica na educação profissional e tecnológica

desenvolvimento e impacto de um site sobre Pedagogia da Alternância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i3.771

Palavras-chave:

mediações didático-pedagógicas, produto educacional, site

Resumo

Este artigo apresenta o processo de construção, aplicação, validação e resultados do Produto Educacional “Pedagogia da Alternância: Diretrizes e Operações do Currículo Integrado”, desenvolvido em formato de site e acompanhado de guia de utilização e navegação. O produto resulta da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Campus Montes Claros, intitulada: Currículo no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância: Desafios e Perspectivas. A proposta reúne diretrizes operacionais e possibilidades de integração curricular fundamentadas nas mediações didático-pedagógicas da Pedagogia da Alternância, oferecendo subsídios para sua aplicação em diferentes cursos. O produto foi aplicado e avaliado por servidores de dois campi da instituição pesquisada, que acessaram o site e responderam a um questionário online de avaliação. Os resultados indicaram avaliação satisfatória, atingindo o objetivo educacional do produto, o que foi confirmado também pela validação acadêmica realizada pela banca examinadora do ProfEPT. Por fim, destaca-se a ampliação de seu alcance por meio da divulgação digital, com acessos provenientes de diferentes países, evidenciando a pertinência, a relevância e o potencial de impacto do Produto Educacional.  

Biografia do Autor

Jacqueline de Moura Ferreira Dias, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT. Graduada em Pedagogia pelo Instituto Educacional Santo Agostinho (2011). Atualmente é analista em Ciência e Tecnologia no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Atuou como Presidente do Núcleo de Estudos em Pedagogia da Alternância e de Educação do Campo e como membro do Núcleo de Agroecologia do IFNMG-Campus Arinos até junho de 2025. Foi coordenadora de compras e contratos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais até dezembro de 2023, lotada na Coordenadoria de Compras, Contratos e Convênios do IFNMG - Campus Arinos até junho de 2025. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente no seguinte tema: planejamento, gerenciamento, contratações, compras. Tem experiência na metodologia de investigação de temática com utilização de dinâmicas em grupo com utilização da metodologia freiriana: Círculos de Cultura, em Associações comunitárias, Instituições de Ensino e Instituições Públicas. Tem interesse em estudos sobre Povos Tradicionais, Educação do Campo de bases Agroecológicas vinculadas a Pedagogia da Alternância, aprendizagem em comunidade, turismo de base comunitária, investigações temáticas, memória e saberes tradicionais.

Roberta Pereira Matos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Almenara

Doutora em Ciências Química (UFMG), Mestre em Química Analítica (UESB), Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFNMG), Licenciada em Química (UESB). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Almenara, onde leciona nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e Engenharia Agronômica. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no IFNMG - Polo Montes Claros. Foi Coordenadora de Ensino e Diretora de Ensino do Campus Almenara, e atualmente é Coordenadora Acadêmica Local do ProfEPT/IFNMG. Membro do corpo editorial da RECITAL Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG e dos Grupos de Pesquisa em Análises Químicas GPAQ e Grupo de Estudos e Pesquisa: Trabalho, Educação e Memória (GEPETEM). Membro titular do Conselho Municipal de Educação de Almenara - Biênio 2024- 2026. Tem experiência com projetos de pesquisa e extensão em Química Ambiental, com ênfase em análise de solos e água, e em educação profissional e tecnológica nos seguintes temas: evasão, acesso, permanência escolar, currículo integrado, educação inclusiva e Pedagogia da Alternância.

Downloads

Publicado

08.02.2026

Como Citar

DIAS, Jacqueline de Moura Ferreira; MATOS, Roberta Pereira. Inovação pedagógica na educação profissional e tecnológica: desenvolvimento e impacto de um site sobre Pedagogia da Alternância. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 99–112, 2026. DOI: 10.46636/recital.v7i3.771. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/771. Acesso em: 13 fev. 2026.
Share |