Análise crítica e descritiva sobre a teoria da relatividade nos livros didáticos do PNLD

Autores

  • Ramon Alves dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ferdinand Martins da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Graciely Rocha Braga Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Giovani Luz Andrade Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v4i2.271

Palavras-chave:

ensino de física, livro didático, teoria da relatividade

Resumo

As atuais pesquisas sobre o Ensino de Física relatam a importância do Livro Didático enquanto instrumento educacional, correlacionando suas dimensões sociocultural, histórica e pedagógica com os impactos direcionados ao contexto escolar. Nesse diapasão, este trabalho visa analisar o Livro Didático sob suas diferentes facetas, as quais perpassam por um diálogo no que se refere à sua abrangência e à abordagem adotada para a apresentação do conteúdo. O estudo foi realizado mediante um levantamento aplicado sob a forma de um questionário com os mestrandos ou concluintes do Mestrado Profissional em Ensino de Física do pólo 62, situado em Vitória da Conquista, na Bahia, a fim de selecionar a amostra a ser investigada. Dentre as 12 obras contempladas pelo Plano Nacional do Livro Didático para o triênio 2018-2020, 5 livros foram selecionados para a investigação. Na sequência, empregou-se uma metodologia sistemática para a análise, utilizando pressupostos teóricos associados à aplicação de categorias específicas elaboradas por Souza e Germano (2009). Por fim, discute-se as principais características das obras analisadas e como elas contribuem para futuras perspectivas direcionadas ao Ensino de Física.

 

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Publicado

01.11.2022

Como Citar

SANTOS, Ramon Alves dos; MARTINS DA SILVA, Ferdinand; ROCHA BRAGA, Graciely; LUZ ANDRADE, Giovani. Análise crítica e descritiva sobre a teoria da relatividade nos livros didáticos do PNLD. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 44–66, 2022. DOI: 10.46636/recital.v4i2.271. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/271. Acesso em: 17 dez. 2024.
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