Integração da Inteligência Artificial na área de ciências:

relações entre formação docente e práticas pedagógicas

Autores

  • Julia de Oliveira Lange Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo https://orcid.org/0000-0002-7241-0311
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.623

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Ciências, Tecnologias Digitais

Resumo

Nos últimos anos, o uso da Inteligência Artificial (IA) expandiu-se no cotidiano, possibilitando avanços tecnológicos e promovendo mudanças no âmbito educacional. Nesse sentido, o emprego da IA é capaz de potencializar os processos de ensino e de aprendizagem. No entanto, seu uso também reverbera em riscos. Nesse contexto, a formação docente é fundamental para o emprego da IA em sala de aula. A partir disso, pretendemos responder: quais os indícios da integração da IA na área de Ciências e suas relações entre Formação Docente e Práticas Pedagógicas? Esta pesquisa caracteriza-se como um estado do conhecimento a partir das Teses e Dissertações encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Google Acadêmico (GA). Para tanto, o corpus textual foi composto por oito publicações, analisadas mediante a Análise de Conteúdo (AC). Assim, extraímos 12 unidades de registro (UR), originando 12 indicadores agrupados em cinco subcategorias e, duas categorias: Definições e Aplicações da Inteligência Artificial na área de Ciências: Formação Docente para a promoção de Práticas Pedagógicas Inovadoras; Riscos, Potencialidades e Desafios no uso de Softwares que utilizam Inteligência Artificial. Esta pesquisa nos permitiu compreender que o emprego das tecnologias de IA na área de Ciências apresenta potencialidades e riscos. Assim, depreendemos que isso repercuta nas práticas pedagógicas futuras dos professores da área de Ciências em formação inicial, de modo em que eles estejam aptos para atuar na Era da IA.

Biografia do Autor

Julia de Oliveira Lange, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Licenciada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM).

Paula Vanessa Bervian, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Graduações em Bacharelado e Licenciatura - Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Campus Uruguaiana (2007); Especializações em Orientação Educacional (UFFS) e em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (UNINTER) e Mestrado em Biologia - Diversidade e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Doutora em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo/RS.

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Publicado

02.05.2025

Como Citar

DE OLIVEIRA LANGE, Julia; BERVIAN, Paula Vanessa. Integração da Inteligência Artificial na área de ciências: : relações entre formação docente e práticas pedagógicas. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 100–118, 2025. DOI: 10.46636/recital.v6i3.623. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/623. Acesso em: 6 maio. 2025.
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