Processo de Reformulação do PCC do Curso de Informática
Análise da Participação Democrática
DOI:
https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.557Palavras-chave:
Projeto Pedagógico de Curso, Organização e Gestão Escolar, Participação Democrática, Ensino Médio IntegradoResumo
Este estudo centra-se na análise do processo de reformulação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no IFNMG Campus Araçuaí. A investigação abrange as práticas orientadoras desse processo, com foco na participação da comunidade escolar. Busca identificar os fatores que evidenciam ou não essa participação, e verificar se os anseios e expectativas daqueles que participaram de sua reestruturação foram atendidos. Além disso, examina as possibilidades e vantagens de contemplar essas demandas no novo documento elaborado. Utilizando pesquisas bibliográficas e documentais, as informações coletadas foram relevantes para o fornecimento de dados a serem analisados. Com base nesses dados, foi possível propor adequação de ações a fim de uma participação ampla e inclusiva de todos os envolvidos no processo de reformulação do Projeto Pedagógico de Curso, visando fortalecer a participação de todos os segmentos da comunidade escolar no processo de ensino e aprendizagem. Essas contribuições não apenas orientam melhorias práticas, mas também instigam reflexões e futuras discussões sobre o planejamento participativo, alimentando um diálogo contínuo e aprimorando a qualidade do ensino.
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