Processo de Reformulação do PCC do Curso de Informática

Análise da Participação Democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v7i2.557

Palavras-chave:

Projeto Pedagógico de Curso, Organização e Gestão Escolar, Participação Democrática, Ensino Médio Integrado

Resumo

Este estudo centra-se na análise do processo de reformulação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no IFNMG Campus Araçuaí. A investigação abrange as práticas orientadoras desse processo, com foco na participação da comunidade escolar. Busca identificar os fatores que evidenciam ou não essa participação, e verificar se os anseios e expectativas daqueles que participaram de sua reestruturação foram atendidos. Além disso, examina as possibilidades e vantagens de contemplar essas demandas no novo documento elaborado. Utilizando pesquisas bibliográficas e documentais, as informações coletadas foram relevantes para o fornecimento de dados a serem analisados. Com base nesses dados, foi possível propor adequação de ações a fim de uma participação ampla e inclusiva de todos os envolvidos no processo de reformulação do Projeto Pedagógico de Curso, visando fortalecer a participação de todos os segmentos da comunidade escolar no processo de ensino e aprendizagem. Essas contribuições não apenas orientam melhorias práticas, mas também instigam reflexões e futuras discussões sobre o planejamento participativo, alimentando um diálogo contínuo e aprimorando a qualidade do ensino. 

Biografia do Autor

Juliana Rocha Silva Leal Leal, 38991886730

https://orcid.org/0009-0006-7092-4569

Valdívia Caldeira de Souza , Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFNMG)

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFNMG)

Andrea Flores Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - IFNMG)

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - IFNMG)

Admilson Eustáquio Prates, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Downloads

Publicado

02.09.2025

Como Citar

LEAL, Juliana Rocha Silva Leal; SOUZA , Valdívia Caldeira de; OLIVEIRA, Andrea Flores; PRATES, Admilson Eustáquio. Processo de Reformulação do PCC do Curso de Informática: Análise da Participação Democrática. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 111–129, 2025. DOI: 10.46636/recital.v7i2.557. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/557. Acesso em: 6 set. 2025.
Share |