Produto/Processo Educacional:

possibilidade de esperança para a prática pedagógica

Autores

  • Carla Evangelista Soares IFNMG Campus Montes Claros https://orcid.org/0000-0001-9461-1221
  • Soraia Ataíde Linhares Frota
  • Bárbara Soares Freitas Aguiar
  • Admilson Eustáquio Prates

DOI:

https://doi.org/10.46636/recital.v6i3.558

Palavras-chave:

Produto/Processo Educacional Prática pedagógica Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre o Produto/Processo Educacional (PPE) elaborado no Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Este estudo foi direcionado por meio de uma pesquisa documental realizada com base nos Produtos/Processos Educacionais cadastrados no Observatório Nacional do ProfEPT/Ministério da Educação, no período de 2020 a 2023, das Instituições Associadas (IA) do Estado de Minas Gerais. Partem das premissas de que o PPE dentro do contexto do ProfEPT deve ter como norte os parâmetros de produção da dissertação e do PPE como forma de atender às necessidades educacionais, sociais e tecnológicas na esperança de uma educação omnilateral, colaborando para a formação integral do ser humano na EPT. O objetivo deste estudo foi apresentar as tipologias existentes dos PPE do ProfEPT, além de conhecer o tipo de PPE de maior ocorrência nas IA do Estado de Minas Gerais. Os dados encontrados evidenciaram que o tipo de PPE elaborado em maior quantidade nas IA investigadas foi o Material Didático ou Instrucional. Diante do exposto, percebemos que o PPE não é apenas um adorno presente nas práticas educacionais, mas uma ferramenta valiosa que, aliada a uma abordagem pedagógica reflexiva e dialógica, tem o potencial de revolucionar a forma como ensinamos e aprendemos.

Downloads

Publicado

02.05.2025

Como Citar

EVANGELISTA SOARES, Carla; ATAÍDE LINHARES FROTA, Soraia; SOARES FREITAS AGUIAR, Bárbara; PRATES, Admilson Eustáquio. Produto/Processo Educacional: : possibilidade de esperança para a prática pedagógica. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 186–198, 2025. DOI: 10.46636/recital.v6i3.558. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/recital/article/view/558. Acesso em: 5 maio. 2025.
Share |

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.